normas

Normas e Organismos de Certificação

Posted on Posted in Sem categoria

Todas as normas, sejam elas nacionais ou internacionais, possuem uma nomenclatura específica e uma revisão. Em se tratando de nomenclatura, o método de identificação parece simples, porém existem diferenças. Veja por exemplo as normas ISO 9001:2008 e ABNT NBR ISO 9001:2008.

Normas Brasileiras

A ISO 9001:2008 é a versão original, em inglês, desenvolvida pela instituição ISO, situada em Genebra, na Suíça, enquanto que a ABNT NBR ISO 9001:2008 é a adaptação desta norma para o Brasil. Esta diferença pode ser identificada no início da nomenclatura:

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que além de adaptar também desenvolve normas e padrões. No Brasil é a representante exclusiva da ISO e da IEC.

NBR – Norma Brasileira Regulamentadora. Identifica que uma norma é regulamentadora para o âmbito nacional.

No Brasil esta nomenclatura é bastante comum, porém existem outras, como a ISO/TS 16949:2009 e sua contraparte brasileira, a ABNT ISO/TS 16949:2010. Como esta norma não é regulamentadora, mas sim de especificação técnica, não apresenta o NBR em sua nomenclatura, pois é uma norma de âmbito internacional. Outra diferença que também pode ser notada diz respeito à versão. A original foi lançada em 2009, porém a nacional, apenas em 2010.

Normas Internacionais

Outros organismos desenvolvedores de normas e associados à ISO são:

  • DIN – Deutsches Institut für Normung (organismo alemão, famoso pela normatização de elementos padronizados de mecânica);
  • ANSI – American National Standards Institute (organismo estadunidense, famoso pela utilização em tecnologia);
  • IPQ – Instituto Português de Qualidade.
  • BS – British Standard – Norma Britânica (famosa pela série OHSAS 18000)

Dúvidas sobre Qualidade ou Gestão? Entre em Contato conosco deixando seu comentário.

***

Guilherme Bezerra é Coach e Consultor Especialista em Gestão Empresarial, com mais de 10 anos de experiência na área. Seu foco é oferecer soluções simples para problemas complexos, auxiliando quem mais precisa a alcançar grandes resultados.

guilherme@doutorbusinessbrasil.com.br | www.doutorbusinessbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *