peps e pvps

PEPS e PVPS e a qualidade integrada ao estoque

Posted on Posted in Sem categoria

Os estoques são parte essencial de qualquer empresa que realize a fabricação e/ou a distribuição de produtos. O PEPS e PVPS são práticas conhecidas que auxiliam na garantia dos insumos e produtos de uma empresa.

Itens de algumas das principais normas que regem os sistemas de gestão dedicam, muitas vezes, apenas algumas linhas para mencionar esta importante parte das organizações, sem necessariamente considerar práticas aprofundadas orientadas ao controle destes estoques.

PEPS e PVPS

No intuito de auxiliar neste aspecto, possuímos ferramentas como o PEPS (ou FIFO) e o PVPS (ou FEFO), que serão apresentadas aqui de forma sucinta. Vamos lá?

PEPS/FIFO – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai
(First In, First Out)

É a metodologia mais comum utilizada principalmente em indústrias e distribuidores de produtos sem datas de validade. Por exemplo: plásticos injetados, papel e produtos de aço inoxidável. Nesta metodologia, tendo em vista que os produtos têm prazo de validade indeterminado, considera-se a entrada dos lotes de produtos para uso em ordem de chegada. Produtos que entraram primeiro no estoque são utilizados primeiro, o que garante que sempre haverá produtos novos para uso.

Uma das formas de uso do PEPS pode ser o uso de etiquetas que indiquem as datas de entrada de produtos, ou até mesmo um controle físico, onde o produto mais antigo é disposto à frente, e o mais recente é colocado atrás, para garantia de uso na ordem correta: primeiro os mais antigos, depois os mais novos.

PVPS/FEFO – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai
(First Expire, First Out)

Nesta metodologia, utilizada para produtos que possuem data de validade, os produtos com prazos mais próximos ao vencimento devem ser os primeiros a serem utilizados, mesmo que suas entradas sejam posteriores às de lotes já em estoque.

Para uso do PVPS, que necessita de um controle mais rígido, pode-se considerar planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que indiquem o material a ser usado. Pode-se pensar ainda na organização física em prateleiras ou pallets de forma prática e lógica.

Dependendo da natureza da organização, os processos PEPS e PVPS processos podem se mesclar por utilizar produtos tanto com validade determinada quanto indeterminada.

Utilize os métodos mais adequados para seu controle e adapte-os à realidade de sua organização de maneira a garantir que os estoques sejam consumidos de maneira adequada ao propósito da organização. Mais importante que isso garanta sempre a qualidade de seus produtos para seus clientes.

***

Guilherme Bezerra é Coach e Consultor Especialista em Gestão Empresarial, com mais de 10 anos de experiência na área. Seu foco é oferecer soluções simples para problemas complexos, auxiliando quem mais precisa a alcançar grandes resultados.

guilherme@doutorbusinessbrasil.com.br | www.doutorbusinessbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *